Como muitos já devem saber, o SOPA (Stop Online Piracy Act), é um projeto de lei criado para acabar com muitos sites e blogs norte-americanos. O projeto de lei que está tramitando no Senado e na Câmara dos Deputados poderá impor sérias restrições à publicação de conteúdo, tornando jornais, revistas, portais como o YouTube e até mesmo redes sociais corresponsáveis pela replicação de itens considerados nocivos.
Obviamente, se esse projeto de lei for aprovado nos Estados Unidos, acontecerá uma grande repercussão no mundo inteiro e muitos sites e blogs de outros países serão afetados, incluindo o Central Nick e vários outros sites que utilizam conteúdo americano em seus sites e blogs. No nosso caso, perderíamos o acesso aos episódios em inglês, teríamos integração limitada com Facebook, Twitter e outros recursos utilizados por nós, etc.
É notório que o SOPA é o assunto do momento. A internet inteira (incluindo o grupo hacker internacional Anonymous, que invadiu a PSN no ano passado) e grandes pessoas e empresas, como Barack Obama, parecem mobilizados em lutar contra esse projeto que tende a censurar muito do conteúdo online que conhecemos. Contudo, mesmo que toda essa mobilização por um momento parecesse estar vencendo, agora uma nova reviravolta acontece. Depois de ter a votação adiada indefinidamente, o projeto está de volta na pauta do congresso dos Estados Unidos.
E pelo que parece, na tarde desta quinta-feira (19/01/12) chegou a hora de dizer “rest in peace, Megaupload”. Um dos 15 sites mais famosos do mundo, e o servidor de downloads mais popular também, foi fechado por procuradores federais do estado da Virgínia, sob a acusação de que a empresa viola as leis de direito autoral. Além disso, todos os funcionários da companhia foram indiciados pelos supostos crimes praticados. A ação acusa o Megaupload de deixar de pagar mais de US$ 500 milhões em direitos autorais de filmes e outros conteúdos.
“Pegue a pipoca. Será uma noite longa e divertida.” É o que disseram os hackers do Anonymous no Twitter há pouco. Como resposta ao fechamento do Megaupload, o grupo invadiu os sites da Universal Music, da RIAA (Associação das Gravadoras), da MPAA (Associação Cinematográfica) e da Justiça norte-americana.
Mesmo assim, passaremos a fazer upload de arquivos em outros servidores, como o Mediafire, 4shared, Fileserve, etc, além de outro servidor para substituir o Megavideo, para que vocês não fiquem sem os episódios! Se o Megaupload e Megavideo voltarem, continuaremos fazendo uploads neles, é claro!
Por enquanto, as informações são estas, em breve traremos mais.
Se você também quer combater a esses movimentos, aqui está um link importante:
http://americancensorship.org! Além dele, você pode se juntar aos vários outros usuários do Twitter, Facebook, Google+, Orkut, etc para esta “batalha”.